Raphael F. Dias
Acadêmico do 6º Período da
Faculdade de Medicina da UFMG
Em 2016, o grupo de Grob K., et al espantou a comunidade científica ao demonstrar a existência de um novo músculo não descoberto no corpo humano, algo inimaginável em pleno século XXI: o músculo tensor do vasto intermédio (TVI).
Este diminuto músculo, localizado na porção ântero superior da coxa, entre os músculos vasto lateral e vasto intermédio, rompeu com o paradigma de um velho conhecido dos atlas de anatomia: o quadríceps femoral. Classicamente, descrito pela união dos grandes 4 elementos musculares anteriores da coxa (músculos vasto lateral, vasto intermédio, vasto medial e reto femoral), o quadríceps é o grande responsável pela ação de extensão da perna a partir da flexão do joelho. Porém, a denominação de quadríceps para este “quarteto de cinco” em breve poderá cair por terra.
Dissecção dos músculos anteriores da coxa, incluindo o recém descoberto TVI. Reproduzido de Grob K, et al. “A newly discovered muscle: The tensor of the vastus intermedius. DOI: 10.1002/ca.22680” O novo músculo, TVI, pode assim ser classificado, devido às suas características únicas de inervação, a partir de ramos musculares do nervo femoral e de vascularização, realizada por ramificações oriundas de 2 ramos da artéria circunflexa femoral lateral: os ramos ascendente e transverso. Além disso, uma aponeurose independe das aponeurose adjacentes.
Dissecção expondo detalhes da inervação
e vascularização do TVI. Reproduzido de
Grob K, et al. “A newly discovered
muscle: The tensor of the vastus
intermedius. DOI: 10.1002/ca.22680”
Segundo o estudo, há 4 tipos de variações anatômicas para o TVI, de acordo com suas relações junto aos demais músculos. São elas:
1. TVI Tipo Vasto Intermédio: em que as fibras do TVI estão aderidas as fibras do músculo
vasto intermédio
2. TVI Tipo Vasto Lateral: em que as fibras do TVI estão aderidas às fibras do músculo vasto
lateral
3. TVI Tipo Independente: em que as fibras do TVI encontram-se separadas dos demais
músculos
4. TVI Tipo Comum: nesta variação anatômica, o TVI encontra-se aderido às fibras dos
músculos vasto lateral e vasto intermédio
Ilustrações
Ilustrações dos tipos de variações anatômicas do TVI. Reproduzido de Grob K, et al. “A newly discovered muscle: The tensor of the vastus intermedius. DOI: 10.1002/ca.22680”
A equipe de Grob K. ainda sugere que as funções do novo “quintíceps”, vão além da simples extensão da perna. Devido a sua origem na porção anterior do trocanter maior e sua inserção no aspecto Medial da patela, o TVI seria elemento importante na manutenção do alinhamento da patela durante a movimentação do joelho, evitando (ou ao menos) amenizando o tracionamento lateral da patela em situações biomecânicas predisponentes de luxações patelares.
No Brasil, ainda há pouco material científico sobre o TVI. No entanto, na Faculdade de Medicina da UFMG, já há grupos de estudo liderados por alunos que buscam reconhecer, identificar e catalogar a prevalência e as variações anatômicas do novo músculo em cadáveres da população de Belo Horizonte. O estudo, ainda em andamento, já propõe a prevalência da variação anatômica do tipo vasto lateral, na população estudada, diferentemente do observado por Grob, que descreveu a prevalência do tipo independente em sua análise.
Como sempre na ciência, “mais estudos são necessários”, mas reviravolta anatômica causada pela descoberta do TVI é clara o suficiente para reafirmar a importância da anatomia para a medicina e para enaltecer a velha máxima dos nossos laboratórios:
“Aqui, a morte se alegra em socorrer a vida. ”
Referências:
- A newly discovered muscle: The tensor of the vastus intermedius. Grob K, et al. Clin Anat.
2016 Mar;29(2):256-63. DOI: 10.1002/ca.22680. Epub 2016 Jan 6
- Moore, Keith L. Anatomia orientada para a clínica / Keith L. Moore, Arthur F. Dalley, Anne
M.R. Agur; 7. ed. - Rio de Janeiro: Koogan, 2014
Comments