top of page
Buscar
Foto do escritorLANAC

Diário de Anatomia: Gabriel Abreu

Sou aluno do terceiro período de medicina, sendo que finalizei duas disciplinas diretamente relacionadas à anatomia: neuroanatomia e anatomia sistêmica. Além disso, a participação na LANAC permitiu o contato com diversas análises cirúrgicas relacionadas à anatomia. Outra oportunidade proporcionada pela liga é o acompanhamento de cirurgias, fato que ampliou minha visão anatômica.


Na disciplina de anatomia sistêmica o contato prático com cadáveres permitiu o reconhecimento e o mapeamento de diversas estruturas. Posteriormente, realizei o curso de neuroanatomia concomitante ao acompanhamento de aulas teóricas da LANAC. A partir desse momento, minha visão anatômica cresceu exponencialmente. A aplicação de conhecimentos anatômicos em cirurgias simples e complexas demonstrou como o mapeamento do corpo é importante e aumentou meu interesse pela disciplina. Dessa forma, comecei a pesquisar e entender o detalhe cirúrgico-anatômico de cada cirurgia apresentada, fato que permitiu minha evolução. Após esse processo, surgiu a possibilidade de acompanhar neurocirurgias com o professor Cassius, no Hospital das Clínicas. Nesse momento alcancei meu "auge anatômico" até o momento, presenciando diversas estruturas in vivo, situação inimaginável previamente. Além da aplicação sistemática da anatomia, usei meus conhecimentos sobre o assunto em outras matérias como histologia e imunologia.


Dessa forma, a anatomia ampliou minha visão e possibilitou uma nova interpretação do corpo humano, além de permitir que eu conhecesse excelentes profissionais do hospital. Percebe-se que a anatomia é amplamente aplicada no curso de medicina, sendo que a disciplina está profundamente associada às outras matérias. O contato intensificado com a anatomia ainda permitiu maior gosto e prazer no estudo da medicina, pois percebi como tudo é interligado. Espero que todos os alunos tenham as mesmas oportunidades, afinal o crescimento possibilitado pela anatomia foi incrível pra mim.

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page