São 5 períodos de faculdade, muito esforço, situações e conteúdos complexos, mas uma coisa é constante, a Anatomia. Ela está presente todo esse tempo talvez por ser a matéria que se aproxime mais de algo medico e/ou algo pratico, por situar-se no primeiro período, ou por ter conseguido ver sua importância.
Para um recém chegado na faculdade talvez sua relevância não fique muito clara, pode dizer “são apenas nomes para decorar”, mas hoje depois de passar por todas as disciplinas de anatomia da faculdade, e 2 anos como monitor da disciplina, vejo o quanto minha formação seria incompleta sem a anatomia.
Agora sob o olhar de alguém no ciclo clinico essa visão começa a mudar, porque é necessário saber a localização e aspecto dos órgão, de forma a realizar de um bom exame físico, mais do que isso as resoluções sobre a evolução de síndrome/doenças e seus sintomas deixam de ser as escritas em um livro de semiologia, você consegue entender pela localização porque isso está ocorrendo.
Por conseguinte, a anatomia como muitas outras áreas das ciência da saúde e ciências humanas é fundamental para a formação do bom médico, por isso fico grato por ter a oportunidade de aprovei-la de forma tão prolongada.
Comments